Heloísa Buarque de Holanda é eleita para a ABL
Salve Helo!
Nossa conselheira de longa data, Heloisa Buarque de Holanda, foi recentemente eleita para a Academia Brasileira de Letras.
Momento significativo, afinal, trata-se de um reconhecimento e tanto da produção de uma vida inteira que foi tão importante na ampliação do universo das letras e das concepções de cultura, questionando fronteiras e promovendo diálogos improváveis.
Acompanhar de perto essa trajetória nos traz a convicção de que, ao ocupar a cadeira 30 da ABL, que pertenceu a Nélida Piñon, Helo Buarque levará consigo a visão inovadora e aberta à diversidade, com que incentivou e promoveu o reconhecimento de tantos poetas, escritores e artistas das periferias. Tem sido um aprendizado para nós, do Instituto 215, acompanharmos de perto esses passos, que incluem o desenvolvimento de iniciativas conjuntas. Entre elas, a coleção Tramas Urbanas, realizada pela Editora Aeroplano, em 2009; lançamentos de livros pela Festa Literária das Periferias (Flup); os projetos Rio de Encontros e Universidade das Quebradas (até 2019), além de outros feitos a partir dessa parceria de trabalhos e afetos.
Quer conhecer mais sobre o trabalho da Helo e as iniciativas mencionadas? É só navegar aqui pelo site e, ainda, acessar toda a coleção Tramas Urbanas, gratuitamente, em heloisabuarquedehollanda.com.
Foto: Chico Cerchiaro/Divulgação