logo Instituto 215

O Brasil de Betinho

ago
2013

Um dos mais notáveis defensores dos direitos humanos que o Brasil já conheceu, o sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, tem sua trajetória revista e devidamente registrada numa publicação que reúne entrevistas, textos, fotografias, matérias jornalísticas, cartazes, ilustrações e documentos.

Organizado por Dulce Pandolfi, Augusto Gazir e Lucas Corrêa, sob a responsabilidade do Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas (Ibase), entidade fundada pelo próprio Betinho no ano de 1981, o livro “O Brasil de Betinho”, lançado em 2012, traz um farto material que associa as passagens da vida do sociólogo aos principais fatos da história nacional, destacando seu papel junto a movimentos de grande relevância para a sociedade brasileira. Dos anos 1950, quando ele inicia a sua militância política, à década de 1990, período no qual lidera a Campanha contra a Fome.

O livro é um sopro nas brasas vivas da lembrança, como define o também sociólogo Cândido Grzybowski, diretor do Ibase. “Lembrar é viver. Betinho se foi, docemente, em casa, com amigos e Maria, 15 anos atrás. Mas a lembrança de sua ousadia em pensar e fazer, em sonhar e propor, em criticar e agir, sem perder o humor, ficará sempre viva. Ele encampou em seu corpo franzino uma motivação profundamente humana e ética, uma enorme capacidade de indignar-se frente à mínima injustiça, e uma corajosa e generosa luta na promoção dos direitos e da cidadania”, escreveu.

Para ler “O BRASIL DE BETINHO“, acesse a versão disponível em PDF.