Empreender e sustentar
Temas do primeiro Rio de Encontros de 2012, empreendedorismo e sustentabilidade estão na pauta de muita gente. Não é para menos. Veja texto publicado em O Globo.
O Globo – Abril/2012 |
Empreendedor longe do sustentável |
Ser sustentável com rentabilidade também é desafio para micro e pequenas empresas brasileiras. Pesquisa do Sebrae, com 3.058 empresários, aponta que 58% não têm conhecimento sobre os temas “sustentabilidade” e “meio ambiente”. Contudo, 72% entendem que as micro e pequenas companhias devem dar importância à questão do meio ambiente. Entre os entrevistados, 79% acham que a preservação é um fator de atração de clientes e 47%, que a questão ambiental pode representar ganhos.Não por acaso, “Sustentabilidade nos pequenos negócios” foi discutido ontem no Seminário Internacional sobre Pequenos Negócios, realizado pelo Sebrae, em São Paulo. Para Stuart L. Hart, professor da Universidade Cornell, os empreendedores brasileiros e de outros países em desenvolvimento estão à frente dos gigantes no mercado mundial:
– Este tema envolve inovação e isto não vai acontecer em locais como EUA ou Europa Ocidental. O estágio de incubação é em países como Brasil, China e Índia, onde ainda há uma população mal servida por não ter tudo construído ainda. Segundo Hart, mais de US$ 1 trilhão já foi investido em todo o mundo em tecnologia limpa. Mas ele destaca que, mesmo com tamanho aporte, não há mudanças transformadoras. E é para inovar, pensando em ser sustentável, que o Sebrae criou, por exemplo, o Centro Sebrae de Sustentabilidade, em Cuiabá, no Mato Grosso. Outra iniciativa é subsidiar em até 90% os custos de consultoria para a adoção de práticas sustentáveis. Segundo o presidente da instituição, Luiz Barretto, não se trata apenas de renovar produtos, mas processos e tecnologia: – Se 6,2 milhões de empresas começarem a ter práticas sustentáveis, o país será outro. |