Rio, de quem é esse patrimônio?
O último Rio de Encontros de 2012 começou bem cedo, com mesa farta, café quente e abraços calorosos. Na manhã chuvosa de terça-feira, 27 de novembro, a Casa do Saber ficou cheia de gente e de opiniões sobre o Rio de Janeiro que todos querem melhor. Paisagem carioca: de quem é esse patrimônio? Essa foi a pergunta inicial que animou provocadores e a plateia que se formou a despeito da chuva.
“A gente termina com um tema que não podia ser mais premente: é um título questionador, que dá um pouco o tom de todos os encontros. O Rio de Encontros não é um seminário para ideias acabadas, propostas fechadas ou diretrizes. Nós queremos instigar a conversa sobre temas que não são abordados, em outras instâncias ou fóruns, da maneira que gostaríamos”, afirmou Ilana Strozenberg, presidente d’O Instituto.
Para ver a cobertura do evento, visite o blog Rio de Encontros.
Convidado especial como mediador do debate, o arquiteto Manoel Ribeiro apresentou os provocadores: Augusto Ivan de Freitas Pinheiro, professor de Urbanismo da PUC-Rio e integrante da equipe da Empresa Olímpica Municipal do Rio de Janeiro; a deputada estadual Aspásia Camargo; a paisagista Cecília P. Herzog, presidente do INVERDE (Instituto de Pesquisas em Infraestrutura Verde e Ecologia Urbana); e José Márcio Camargo, professor titular do departamento de Economia da PUC-Rio.
Este ano, o Rio de Encontros, idealizado e realizado por O Instituto, conta com parceria institucional com o IPP – Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos –, apoio da Casa do Saber, e patrocínio da Souza Cruz.