logo Instituto 215

A Arte do Intercâmbio Cultural

Participantes do projeto em encontro na favela do Vidigal, na zona sul do Rio. 2016

O INSTITUTO 215 (ainda sob o nome de O INSTITUTO) foi um dos parceiros que desenvolveram e realizaram esta ação internacional, em conjunto com o People’s Palace Projects, da Queen Mary University of London, e o PACC/Letras-UFRJ (Programa Avançado de Cultura Contemporânea).

Com foco nos projetos artísticos e culturais de jovens das periferias do Reino Unido e do Brasil, o objetivo central do projeto foi estudar o que acontece quando práticas artísticas e ações culturais produzidas num contexto sociocultural específico são levadas para uma outra realidade, visando contribuir para viabilizar e aprimorar o potencial criativo de futuros processos de intercâmbio.

A Arte do Intercâmbio Cultural foi dividido em dois momentos: 1) pesquisa e mapeamento de intercâmbios culturais anglo-brasileiros entre 2012 e 2016, recorte temporal em que as cidades de Londres e Rio de Janeiro foram sede das Olimpíadas; 2) aprofundamento e análise, a partir de cinco estudos de caso e dois seminários internacionais interdisciplinares, um em cada cidade.

Além disso, projeto produziu inúmeros debates e análises sobre o poder transformador do diálogo entre artistas, produtores culturais e gestores sociais com suas diversas metodologias criativas e de mobilização cultural.

Os ensaios produzidos durante o projeto foram reunidos no livro “A Arte do Intercâmbio Cultural/The Art of Cultural Exchange”, organizados por Paul Heritage e Ilana Strozenberg, com edição impressa em inglês e e-book em português, que pode ser baixado gratuitamente.

Fotos: Renan Lima