Exposição Um Rio de Patrimônios
A exposição “Um Rio de Patrimônios: Permanências e Transformações da Cidade do Rio de Janeiro” voltou ao Rio, em 2024, com produção do Instituto 215. O projeto foi originalmente realizado com recursos do Prêmio Funarte de Artes Visuais 2020/2021 (concedido pela Fundação Nacional de Artes, FUNARTE) e remontado pelo I215 com apoio da Universidade Federal Fluminense (UFF) e patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Rio de Janeiro (CAU RJ), por meio do edital de patrocínio cultural Ítalo Campofiorito.
A remontagem inaugurou um novo espaço cultural carioca, a “Esquina do Patrimônio” na sede da Superintendência do IPHAN no Rio de Janeiro. A curadoria da exposição ficou a cargo dos arquitetos Andréa Sampaio e Guilherme Meirelles, responsáveis pelo desenvolvimento e gerenciamento da mostra.
O trabalho desenvolvido teve como objetivo analisar o processo de construção da cidade do Rio de Janeiro, abordando suas transformações ao longo do tempo, as diferentes camadas de preservação do patrimônio cultural carioca e os embates gerados pelos projetos urbanísticos para a área central da cidade. Também exploramos percursos do patrimônio cultural inseridos no cotidiano urbano, destacando as dinâmicas entre a preservação e a transformação da cidade.
O projeto é um desdobramento direto do “Atlas do Patrimônio Urbano da área central do Rio de Janeiro”, que documenta o processo de salvaguarda do patrimônio cultural edificado da cidade e oferece um olhar profundo sobre a importância da preservação e a memória da cidade do Rio. Fez parte do projeto pedagógico da exposição um material impresso e distribuído gratuitamente listando os termos arquitetônicos desconhecidos do grande público.
Nas redes sociais do projeto e nos links disponibilizados, é possível acessar materiais como o catálogo digital, glossário da exposição e o Atlas do Patrimônio Urbano da Área Central do Rio de Janeiro, além de transmissões ao vivo. Essas lives abordam, principalmente, os conflitos entre o patrimônio cultural e os projetos urbanísticos apresentados na mostra, contando com a participação das convidadas Evelyn Furquim e Andréa Borde.