H2O – O Futuro das Águas
A partir de uma pesquisa desenvolvida em 2008, o projeto H2O – O Futuro das Águas evidenciou a importância da água no planeta, sobretudo no que se refere a aspectos ambientais e políticos no Brasil. Em 2009, o projeto foi apresentado ao público, com realização do SESC RIO e curadoria do INSTITUTO 215 (na época usando o nome fantasia O INSTITUTO), através de uma exposição multimídia e um seminário sobre o tema, no centro cultural Arte Sesc, no Flamengo (Rua Marquês de Abrantes)
A exposição, voltada principalmente para jovens estudantes, englobou fatores físico-químicos, biológicos, sociais e políticos associados ao tão importante recurso, com a finalidade de conscientizar as pessoas sobre a essencialidade da água para a preservação da vida, compreendendo, também, seu espaço central no imaginário da cultura brasileira. A concepção foi de Heloisa Buarque de Hollanda e curadoria de Henrique Lins de Barros.
Já o seminário reuniu especialistas nas áreas de meio ambiente e sustentabilidade para a discussão da temática, assim como um público formado por mais de 300 pessoas. Os debates procuraram examinar projetos e estratégias para transformar a realidade de escassez de água no mundo e promover a sustentabilidade, além de destacar a relevância do recurso natural no conhecimento científico e nas diversas expressões culturais humanas.