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Histórias em Rede

Participantes e equipe do Histórias em Rede na abertura do projeto. 2022
Biblioteca Municipal João do Rio, em Irajá, parceira do Histórias em Rede. 2022
Contação de história, com Andersom Barreto, na abertura do projeto na Biblioteca João do Rio. 2022
Encontro formativo de mediadores de leitura, moradores do entorno do Juramento, na Biblioteca João do Rio. 2022
Encontro formativo de mediadores de leitura, na Biblioteca João do Rio. 2022
Encontro formativo de mediadores de leitura, na Biblioteca João do Rio. 2022
Encontro formativo de mediadores de leitura, na Biblioteca João do Rio. 2022
A turma do Histórias em Rede visita a Faculdade de Letras da UFRJ, com a equipe do projeto. 2022
A turma do Histórias em Rede na Biblioteca do Centro de Letras e Arte da UFRJ. 2022
A turma do Histórias em Rede na Biblioteca do Centro de Letras e Arte da UFRJ. 2022
Participantes e equipe do Histórias em Rede no PACC/UFRJ. 2022

Ampliar o contato de crianças de baixa renda com a cultura, através da leitura e da narração de histórias, é o foco amplo deste projeto, realizado pelo Instituto 215 em parceria com o Laboratório da Palavra, projeto de extensão no âmbito do Programa Avançado de Cultura Contemporânea (PACC)/Letras/UFRJ.

A proposta dá continuidade a uma relação que vem sendo construída com a comunidade do Juramento, na zona norte do Rio de Janeiro, a partir da promoção de espaços de leitura com crianças e educadores da Creche Municipal Sementinha.

Visando formar uma rede de leitura na região, que envolve os familiares das crianças, as organizações culturais e os moradores da comunidade e seu entorno, as ações se dividem em algumas etapas e focam na promoção de práticas colaborativas de mediação como ferramentas de transformação das crianças em futuros leitores.

O pontapé inicial é a formação básica em mediação de leitura, para dez pessoas moradores da comunidade e imediações a partir de edital aberto, por meio de oficinas e aulas em formato online e/ou presencial. Em seguida, a turma parte para a etapa da formação continuada, experimentando a prática da mediação com crianças, familiares e cuidadores.

Fotos: Kita Pedroza