Rio, cidade de contradições
Como produzir espaços que fortaleçam a cidadania e a equidade urbana? Que estratégias usar para fortalecer a integração da cidade e articular seus diversos territórios, respeitando suas particularidades? Como estimular o uso da cidade como espaço de encontros e sociabilidade?
Essas foram as perguntas iniciais que mobilizaram provocadores e plateia no quarto Rio de Encontros de 2012. Para discutir Cidadania e hierarquias dos espaços da cidade, foram convidados Pedro Paulo Cunca Bocayuva, coordenador do Núcleo de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade do BRICS Policy Center; Jorge Barbosa, professor da UFF e coordenador geral do Observatório das Favelas; e Manoel Ribeiro, arquiteto e urbanista. Para a mediação, convidamos a professora e coordenadora do Programa de História Oral do CPDOC/FGV, Mariana Cavalcanti.
Confira a cobertura no blog do Rio de Encontros.
Para ver as fotos do evento, clique AQUI.
Idealizado e realizado por O Instituto desde 2010, este ano o Rio de Encontros conta com parceria institucional com o IPP – Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos –, apoio da Casa do Saber, e patrocínio da Souza Cruz.