logo Instituto 215

Sobre

Somos uma organização sem fins lucrativos voltada para desenvolvimento, gestão e avaliação de projetos e produtos socioculturais.

Nosso maior propósito é unir conhecimento, arte e ação para inspirar e fortalecer novos agentes sociais, contribuindo para a igualdade de oportunidades e direitos.

Em 2019, a organização O INSTITUTO, então com 10 anos de atuação, fundiu-se com a Associação Cultural de Estudos Contemporâneos (ACEC). Desse processo, surgiu o INSTITUTO 215, nome inspirado no artigo da Constituição de 1988 que determina que “o Estado deve garantir, a todos, o pleno acesso ao conhecimento e à cultura, em suas mais diversas expressões”.

A nossa atuação em múltiplas frentes vem produzindo, desde 2008, pesquisas, diagnósticos, oficinas, debates, seminários, intercâmbios, mostras, publicações e eventos. Nossos principais eixos de trabalho são:

  • – Promoção de diálogos entre segmentos diversos da cidade
  • – Valorização do patrimônio cultural material e imaterial
  • – Reconhecimento dos valores e direitos relativos aos subúrbios e periferias
  • – Pertencimentos étnicos e raciais na cidade contemporânea
  • – Promoção da educação, do livro e da leitura

Em sua relação com o mundo universitário, o INSTITUTO 215 busca disseminar conhecimentos gerados no meio acadêmico, de forma a compartilhá-los com os mais diversos segmentos da sociedade. Por outro lado, busca identificar, nas tradições e usos populares, saberes ali também originados e maturados, coletando depoimentos orais, acervos iconográficos e documentais e registros audiovisuais. Contribuímos para as múltiplas e ricas possibilidades de contato entre estes repositórios e sua complementaridade. 

 O Instituto 215 valoriza a riqueza dos diálogos que potencializam ideias. Nosso objetivo é mobilizar pessoas e viabilizar reflexões, trocas e realizações.

Equipe | Direção

Ilana Strozenberg

Ilana Strozenberg

Presidente do Conselho

Antropóloga, doutora em Comunicação (UFRJ), especializada em Antropologia Social (Museu Nacional/UFRJ), é graduada em Sociologia e Política (PUC/RJ), e em Études Litteraires (Universite de Paris IV/Paris-Sorbonne). Professora adjunta da Escola de Comunicação da UFRJ, suas pesquisas investigam temas que envolvem as diferenças culturais no meio urbano brasileiro contemporâneo, as articulações entre suas diferentes expressões e com o mercado midiático e seu impacto sobre as hierarquias sócio-políticas tradicionais.

Teresa Guilhon

Teresa Guilhon

Coordenação executiva

Designer, Mestre em Bens Culturais e Projetos Sociais (CPDOC/FGV), formada em Comunicação Visual (EBA/UFRJ), com pós-graduação em Electronic Graphics (Coventry University/Inglaterra). Foi gerente de comunicação e desenvolvimento institucional na Trilha da Inovação – Projetos Tecnológicos e Educacionais, empresa que participou do movimento pioneiro de “incubação” de produtos provenientes de pesquisas científicas e acadêmicas.  Atualmente é responsável pelo desenvolvimento e gestão de projetos nas áreas de Arte, Cultura e Educação no terceiro setor.

Cristina (Kita) Pedroza

Cristina (Kita) Pedroza

Coordenação de Pesquisa

Cientista social, fotógrafa e jornalista, doutora em Ciências Sociais (UERJ), mestre em Sociologia e Antropologia (UFRJ), graduada em Jornalismo (UFRJ) e especialista em Fotografia como Instrumento de Pesquisa nas Ciências Sociais (UCAM). Atua na coordenação, monitoramento e avaliação de programas socioculturais, especialmente vinculados à comunicação e direitos humanos. Sua prática profissional inclui pesquisa com uso de metodologias combinadas e docência em fotografia. Interesses de pesquisa: fotografia, juventudes, favelas, comunicação comunitária.

Conselho

Anabela Paiva

Conselho Consultivo

Autora, editora e consultora em estratégia de comunicação. Atua na elaboração de conteúdo e coordena projetos vinculados à cultura, justiça social, direitos humanos e segurança pública.

Ana Claudia Souza

Conselho Fiscal

Carioca, jornalista, mestre em Comunicação e Cultura pela Escola de Comunicação da UFRJ e fazedora de pontes.

Armando Strozenberg

Conselho Consultivo

Jornalista, Publicitário, Consultor em comunicação estratégica. Integra os conselhos da Brazil Foundation, ESPM, CONAR, MAM Rio, Casa do Saber, Museus Castro da Maya, Paço Imperial e da Cidade do Rio de Janeiro.

Daniele Bernardino Pereira de Salles

Conselho Consultivo

Pedagoga, Mestre em Educação, Especialista em Educação Profissional, jornalista e porta-voz da Flup - Festa Literária das Periferias.

Eliana Souza

Conselho Consultivo

Mestre em Educação e Doutora em Serviço Social e Segurança Pública. Diretora fundadora da Redes da Maré, instituição da sociedade civil que produz conhecimento, projetos e ações para garantir políticas públicas eficazes para 140 mil moradores das 16 favelas da Maré.

Eliane Costa

Conselho Consultivo

Gestora cultural e professora, dirigiu a área de patrocínios culturais da Petrobras de 2003 a 2012. Doutora pela UFRJ/HCTE, atualmente coordena o MBA “Bens Culturais: cultura, economia e gestão” na FGV-Rio.

Heloisa Buarque de Holanda

Conselho Consultivo

Ensaísta, escritora, editora, crítica literária e pesquisadora, professora emérita da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Renata Aragão

Conselho Fiscal

Empresária, Administradora e Especialista em Responsabilidade Social e Terceiro Setor. Diretora executiva do Instituto Sergio Rodrigues e CEO das marcas Sergio Rodrigues Atelier e Fernando Mendes Designer.

Tatiana Maria Pereira

Conselho Consultivo

Pesquisadora e Produtora Cultural, mestra em Cultura e Territorialidades pela UFF, atua na área da economia criativa com foco em gestão de projetos há 12 anos. Pesquisadora nos temas subúrbio, espaços de sociabilidade, cultura e memória. 

Assessoras

Maria Clara Salvador

Produção

Moradora da Baixada Fluminense, é graduanda em Filosofia pela Uerj e ativista ambiental. Tem experiência em gestão de projetos, organização e produção de eventos e elaboração de textos.

Júlia Carvalho

Redes sociais

Licenciada em Letras - Português/Espanhol na Universidade Federal do Rio de Janeiro. É integrante do Núcleo de Pesquisa em Literatura Infantil e Juvenil do Laboratório da Palavra (PACC/UFRJ).